Lei Seca

Um espaço para discutir as grandes questões. Editor-chefe: Luiz Augusto

Nome:

Advogado, vive em São Paulo

segunda-feira, julho 09, 2007

Inglaterra - O castelo de Windsor e Oxford

Num modesto desafio de logística, consegui visitar o castelo de Windsor e a universitária Oxford no mesmo dia, ajudado por trens que iam na mesma direção.
O castelo é uma espécie de casa de campo da realeza britânica. A rainha passa alguns fins de semana por lá. Eis uma de suas torres, em bela colina de mato rampante:

A exploração do castelo levou uma manhã. Antes de entrar um grupo de chineses pediu para que eu tirasse uma foto deles. Fiquei muito curioso em saber como é a vida deles lá, mas me contive. Pensei em mostrar que eu estava justamente lendo os Cisnes Selvagens, da Jung Chang, que estava na mochila, mas também deixei para lá.

Mais jóias valiosas e desenhos de artistas estavam expostos numa ala. Um pouco antes das 11 horas começou a troca da guarda, com uma animada banda de músicas militares, e uma multidão por testemunha, espalhada no gramado e nos jardins.

Uma panorâmica do complexo, que me lembrou muito Pisa, na Toscana:

Finda a troca, voltei à estação de trem e toquei rumo à Oxford. Chego lá na hora do almoço, e após comer passo a explorar a cidade.

Há muitos jovens e bicicletas nas ruas, um prenúncio de Amsterdam. Se alguém disser que estudou em Oxford, perguntem em qual escola, são várias. Não se fala Oxford como quem fala Sorbonne, e nem essa hoje quer dizer algo. O Bill Clinton estudou em Oxford. Ah, uma das escolas, creio que de música:

Vou percebendo que viajar é tomar um súbito interesse por arquitetura. É uma das coisas que mais fotografamos, além de pessoas, obras de arte e eventos. Virei um arquiteto amador. A Radcliffe Camera, que hoje é sala de leitura da biblioteca:

Passei por outras faculdades conhecidas, que cobravam até ingresso para entrar. Um uma delas havia uma mesa comprida para os estudantes, como aquela do filme do Harry Potter.

Cidade de clima bom, seria agradável estudar lá. Muita história. Mas, no fim do dia, estava de volta a Londres. Esse dia, e um outro dia no Castelo Warwick e em Stratford-Upon-Avon é o próximo episódio.

3 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Luiz,
Suas fotos estão belíssimas.... caprichou, hein??
Vc conta sua viagem de um modo ímpar....gostoso.....leve. Gostei qdo disse que se sente um arquiteto amador....rs....temos potencial prá muitas habilidades!!! Quem sabe ainda fará disso um lazer e um prazer??
Abraço,
Rubia

10/7/07 11:59  
Anonymous Anônimo said...

Guto
As fotos dizem muito ,mas a história nos faz viajar!
Abraços
Adalberto

10/7/07 17:20  
Anonymous Anônimo said...

Por que nao:)

20/11/09 06:30  

Postar um comentário

<< Home