Lei Seca

Um espaço para discutir as grandes questões. Editor-chefe: Luiz Augusto

Nome:

Advogado, vive em São Paulo

domingo, novembro 19, 2006

Outro feriado, o dia do Grilo Falante

Em São Paulo e em outras cidades brasileiras, amanhã será o dia da consciência negra, feriado. Ou, lembrando a história de Pinóquio, o dia do Grilo Falante, que era a consciência do boneco de madeira. Inegável que os negros, índios, asiáticos, e, porque não, os brancos, mereçam ser homenageados. Todos construíram essa nação.
Mas, disse bem um leitor da Folha hoje numa carta, essa homenagem poderia se dar com trabalho. Algo de que este país precisa muito. Não, pois sendo o dia do Grilo Falante, vamos comemorar como grilos e flanar, cantar e descansar. Ou como cigarras.
Fecha o banco, o fórum, a Bolsa de Valores, a Prefeitura, tudo o que me mantém vivo. Sem falar no resto.
Já cantava Renato Russo, e eu já citei no blog: "Vamos comemorar como idiotas/ A cada fevereiro e feriado (Perfeição, canção do álbum O Descobrimento do Brasil).
Todo o nosso "sistema" de feriados mereceria ser revisto. Passado muito tempo da separação entre Igreja e Estado (Constituição de 1891), a única Igreja que tem direito a feriados oficiais em nosso calendário é a Católica. Estamos num Estado laico.
E algumas das datas cívicas? Precisamos mesmo de dois dias para celebrar "independência" (Tiradentes e 7 de Setembro)? Um feriado para celebrar a mudança de um regime de governo (Proclamação da República)? O Dia do TRabalho se comemora com descanso. Sem falar na celebração de padroeiras e padroeiros de cidades (católicos!).
Enquanto isso, tirem um dia para pensar na vida e ter consciência. Quem for de São Paulo, claro. Bom dia do Grilo Falante.