Lei Seca

Um espaço para discutir as grandes questões. Editor-chefe: Luiz Augusto

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Advogado, vive em São Paulo

segunda-feira, novembro 13, 2006

A greve aérea de 2006, Churchill e a teoria do caos

Segundo o Estadão de hoje os vôos em todo o país voltaram a sofrer atrasos e a serem cancelados ontem. Disse o presidente do Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Proteção ao Vôo que os atrasos devem ter ocorrido porque DOIS (2), isso mesmo, DOIS controladores de vôo que trabalham em Brasília não puderam trabalhar. Um quebrou a perna e o outro teve problemas de saúde na família.
Vejam a que ponto chegamos! DOIS controladores de vôo tem problemas e milhares de pessoas são prejudicadas. Winston Churchill, o lendário político britânico, disse certa feita, em meio à Segunda Guerra Mundial: "...em toda a história do conflito humano, nunca tantos deveram tanto, a tão poucos”.
Agora é assim. E será manchete. "Controlador de vôo leva cachorrro ao médico. Vôos atrasam", "Falta um na torre de Brasília, com unha encravada. Bagunça nos aeroportos."
Nem digam que a culpa é desses controladores, que tiveram involuntariamente suas intimidades e problemas expostos na mídia. Culpe esse sistema, tão no limite que com duas ausências já é posto à nocaute.
Fala-se em caos nos aeroportos. Mas esse é o princípio da teoria do caos. Uma borboleta bate as asas em Pequim e ocorre um furacão na Flórida. Um controlador perde o ônibus para o trabalho e você também perde a conexão para Porto Alegre. Outro controlador recebe uma visita inesperada da sogra e nós aguardamos por cinco horas um vôo em Congonhas...