Lei Seca

Um espaço para discutir as grandes questões. Editor-chefe: Luiz Augusto

Nome:

Advogado, vive em São Paulo

quinta-feira, outubro 26, 2006

Machista, eu?

Recebi uma crítica à minha crônica "Três Histórias Sobre Confiança", da advogada e blogueira Simone Andrea (http://simoneandrea.blogspot.com/). Publico o comentário e a minha resposta:

simone andrea disse...
Seu texto tem um viés machista, ao afirmar a "curiosidade feminina" em caráter geral. Histórias antigas devem ser lidas com espírito crítico redobrado, pois, quanto mais retrocedemos no tempo, mais preconceito encontramos. Os homens detestam, na verdade, qualquer iniciativa da mulher, e a curiosidade é um gesto de quem vive, pensa, faz a hora e não espera acontecer. Enfim, os homens detestam mulher que cobra, fala alto, exige seus direitos, seu lugar no mundo, respeito e amor. Mulher que questiona? Ai, que horror! Os homens enaltecem as cretinas, as passivas, as convenientes. Convido você a visitar meu blog, onde melhor exponho meu ponto-de-vista, especialmente no texto "Queremos Amá-los", de junho/2006.
23/10/06 16:39

Luiz Augusto disse...
Olá Simone, obrigado pela visita.Discordo sobre o viés machista do texto. Como você bem disse, são histórias antigas, e que pelo simples fato de eu ter enxergado uma conexão entre elas e me disposto a relembrá-las numa crônica não me faz concordar com elas. Ou me torna machista.Seria o mesmo que dizer que quem traduz o Mein Kampf ou cita trechos deste livro de Hitler é nazista. Na história de Orfeu é este que não confia que sua amada está ao seu lado. Na verdade, há um "placar" na crônica de 2 mulheres desconfiadas X 1 homem desconfiado. O "curiosidade feminina" do final do texto, que despertou sua indignação, tem mero efeito irônico e cômico, acerca da estereotipada visão dessa suposta característica das mulheres.Continue visitando. Passarei em seu blog.