Lei Seca

Um espaço para discutir as grandes questões. Editor-chefe: Luiz Augusto

Nome:

Advogado, vive em São Paulo

terça-feira, outubro 23, 2007

O super-vilão de nossos tempos

As crianças de hoje não vão lembrar. Em minha infância existiam outros super-vilões. Super-Homem, Batman, e os Superamigos enfrentavam heróis de sinal trocado, poderosos como eles. Lex Luthor, Brainiac e Bizarro, a Legião do Mal. O Shazam lutava contra o esquerdista, desculpe, sinistro Doutor Silvana, com seu jaleco branco e óculos fundo de garrafa (ele era ruim, mas não tinha idéias marxistas). Os Smurfs se viam às voltas com as maquinações do bruxo Gargamel, doido para colocar os duendes azuis no caldeirão.
Esses vilões da ficção geralmente eram gênios superdotados, tinham planos mirabolantes, mas que sempre davam com os burros n´água. Alguns se contentavam em amarrar donzelas indefesas em trilhos de trem. Outros queriam dominar o mundo. Detalhe é que o bem sempre vencia.
Os tempos mudaram. Convivemos hoje com um super-vilão real, Osama bin Laden, ou Usama, como os gringos o chamam, ou UBL (eles adoram siglas).
Ele tem todas as características de um malvadão de gibi. É milionário, não precisa trabalhar, tem todo o tempo do mundo para planejar suas ações e vinganças malignas, além de meios para financiar seus capangas, armas, tecnologia sofisticada e fugas. Vive escondido em alguma fortaleza ou caverna inexpugnável que os “heróis”, a nossa polícia do mundo norte-americana (marines, CIA, FBI, etc.) poderiam até saber onde é, mas preferem não procurar.
Osama tem até uniforme, que consiste em traje do deserto completo e rifle. Não sei como ainda não vendem bonecos com sua efígie nas melhores casas do ramo. Ele aparece de vez em quando na TV, como um “poltergeist”, apenas para assombrar todo mundo e dizer que não morreu. Às vezes com a barba pintada. Mas sempre pregando a morte da América e saudando Alá, meu bom Alá.
O que move Osama? Ele poderia ser apenas mais um príncipe saudita extravagante e milionário, com sua Mercedes possante, acendendo charutos com notas de cem dólares. Mas largou tudo e se enfiou no deserto afegão, a fim de lutar contra os invasores soviéticos. Isso não é vilanesco/heróico? É coisa de desenho animado ou história em quadrinhos. Ele viu demais Guerra nas Estrelas quando menor.
Osama tem seguidores fiéis ao redor do mundo, e sua própria Liga da Justiça às avessas, a rede Al-Qaeda, formada de outros grandes e pequenos vilões, com suas próprias bases de treinamento e até uma guerra particular, no Iraque, onde treinam suas malfeitorias explodindo inocentes e soldados inimigos, e às vezes também se explodem, tudo em nome das virgens do paraíso.
Mais eficiente que seus colegas de ficção, o super-vilão bin Laden, o maior psicopata de todos os tempos, já foi bem sucedido em alguns planos. Sem falar do que ocorre no já mencionado fiasco bushista iraquiano, OBL ou UBL, há alguns anos, ordenou a um bando de capangas que se treinasse em simuladores de vôo, seqüestrasse quatro aviões de carreira e os lançasse em alvos pré-escolhidos em solo americano.
(Um parêntese. Diz a lenda que Osama recusou a sugestão de jogar uma das aeronaves numa usina nuclear, o que poderia ter transformado a Costa Leste americana num inútil deserto radiativo pelos próximos milênios. Até ele teria achado isso extremo).
O resultado do seu plano? Um avião caiu na Pensilvânia sem atingir seu objetivo, mas matou todos a bordo. Um outro atingiu o Pentágono. E outros dois derrubaram as Torres Gêmeas em Manhattan, nos maiores ataques terroristas da História. Todos nos aviões e muita gente nos alvos morreu. A data identifica a ação, 11 de Setembro.
Hoje, sempre que algum plano malvado e mirabolante é revelado, lá está o dedo onipresente de Osama. O homem do sapato-bomba. A tentativa de usar explosivos líquidos em aviões, e que vetou nossas perigosas garrafas de água nos embarques. A imaginação fértil de bin Laden parece não ter limites, o homem é pior que o Doutor Silvana. Lex Luthor é ficha perto dele.
Alguns tempo se passou. O Afeganistão foi invadido. A guerra do Iraque prossegue matando gente dia sim e o outro também, nos campos de batalha e em bombas do terror, como as que explodiram em Madri e Londres. O Ocidente teme que a Al-Qaeda (podem chamar também de Legião do Mal) consiga armas nucleares. O risco de um dia New York ser obliterada do mapa é real. E bin Laden ainda está foragido. Ocupa o posto número 1 da lista dos Dez Mais do FBI. O xerife Bush oferece grande recompensa por sua captura.
Super-Homem, onde está você?