Lei Seca

Um espaço para discutir as grandes questões. Editor-chefe: Luiz Augusto

Nome:

Advogado, vive em São Paulo

segunda-feira, abril 09, 2007

Buenos Aires - Parte 1

Prefaciais
Volto de uma breve ausência deste blog, que se deu por um bom motivo. Estive em Buenos Aires, capital da Argentina, neste feriado. Creio ter coletado material para alguns alguns posts interessantes. Vamos lá.

My own private Buenos Aires
Voltei da cidade, que não conhecia, num estado muito bom. Lugar com seus defeitos, mas não tenho vontade de criticar nada. Lixo e cachorros mal-educados nas ruas, táxis velhos, uma sensação de abandono em certos lugares. Deixa para lá.
Parece São Paulo, mas numa versão bizarro. Ou melhor, numa versão cool.
Culinária à moda da Espanha. Carnes. Doces. Helados. Cafés. Tudo muito bom. Fartei-me.
Arquitetos e designers de interiores parecem ter invadido certas áreas da cidade e feito o que bem entendem. Negrito e sublinhado no bem. Caprichado demais. Uma aula.
Eu e minha noiva parecíamos por vezes passear numa cidade nossa. Só nossa. Ficamos num hotel com apenas cinco quartos, cada um decorado num estilo. Até o que é propositalmente largado fica legal. Ficamos no Youkali (www.youkali.com.ar), cheio de detalhes pitorescos, como velas de macumba em forma de boi, globos de discoteca acesos para ninguém e totens misteriosos enfeitando os aposentos.
O nosso quarto, denominado drung drung:

(Com minhas coisas largadas nos criados-mudos, fica quase um quadro à moda vanitas, dos pintores antigos. Falta só o crânio humano...).

O som também é cool. Leitor, se queres uma trilha sonora para este relato, por óbvio, é o tango. Procure os discos ou baixe pela rede qualquer coisa de Astor Piazolla ( já morto) ou Dino Solluzi, que são criadores estilosos da velha escola. Por um cruzamento bacana, ouça o tango eletrônico, com Gotan Project ou Otros Aires.

Recentes apreciadores do tango, fomos a um lugar expoente da velha escola, o intimista Bar Sur, por si só ponto turístico-histórico da cidade. Tivemos um show espetacular, com pianistas virtuoses e dançarinos endiabrados.
(Um adendo, se me permitem. Há um estilo de vida em Buenos Aires que é o casal de tango. Um homem e uma mulher, casados ou amigados, que vivem juntos de seu trabalho, procurando se aperfeiçoar e se apresentar em lugares melhores, uma espécie de carreira).

Uma foto de um casal dançarino do Bar Sur (esses não são casados):


(O simpático velhinho ao fundo é um dos pianistas do Bar)

Por onde andávamos, a beleza estava no olho do observador, com arte nas ruas, escondida e só revelável aos olhos treinados. Este painel estava no Caminito:

E no mesmo bairro, o dono de um boteco homenageia o bruxo Rasputin, o poder por trás do trono czarista dos Romanov:


Tudo muito, muito cool. E muito particular, como se fosse uma cidade diferente para cada um que a habita ou visita.

(A seguir, no próximo post, o editor deste blog relata como descobriu que sente uma profunda inveja de Borges)

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Guutão... muito louco esse hotel hein!!! Abcss Rafael Campos

11/4/07 12:28  

Postar um comentário

<< Home