Lei Seca

Um espaço para discutir as grandes questões. Editor-chefe: Luiz Augusto

Nome:

Advogado, vive em São Paulo

segunda-feira, maio 28, 2007

Uma simpática "armadilha para turistas"

Em Londres eles tentam tirar dinheiro de você a todo o tempo. Cobram até para entrar em igrejas. Depois de um tempo, até castelos festejados perdem o apelo. Tudo parece uma grande armação, cheirando a armadilha para turista.
Há um lugar que eu sabia que era arapuca para ursos, mas que eu queria ir. O museu dedicado a Sherlock Holmes, o mestre do crime e última instância de apelação dos desesperados.
O museu fica em Baker Street, lógico, e é protegido pela polícia, já que o detetive tem muitos inimigos:

Lá dentro, o próprio Watson dava as boas vidas aos visitantes (isso não é um boneco de cera, impressão que meu amigo Caio também teve quando visitou o museu):

Lá estava a mesa de trabalho de Sherlock. Olhem bem para a foto:

Agora olhem de novo. Gostei especialmente dessa foto pela semelhança que ela tem com aqueles quadros de estilo antigo, as vanitas, espécie de natureza-morta em que busca se retratar as vaidades e a brevidade da vida. Os interesses de Holmes estão lá. A química, a música, a investigação, o crime. Faltou apenas a caveira e a ampulheta, para representarem a finitude de tudo.
Por fim, ou enfim, e agora sim bonecos de cera representando o próprio Sherlock e uma possível antagonista de algum de seus contos escritos por Sir Arthur Conan Doyle:

Caro para entrar, jeitão de caça-níqueis, mas achei bacana. Não tinha tanto conhecimentos das histórias de Sherlock, mas um livro de contos comprado na lojinha vai ajudar a sanar esta lacuna.
Saio de lá e passo em frente ao famoso museu de cera Madame Tussaud. Filas na porta, 25 libras de entrada (110 reais!), tudo o que eu não gosto. Essa armadilha para turista eu evito e sigo reto.