Lei Seca

Um espaço para discutir as grandes questões. Editor-chefe: Luiz Augusto

Nome:

Advogado, vive em São Paulo

quarta-feira, dezembro 30, 2009

Miss Gibraltar

Conversava com um amigo que não via há um tempo. Lá pelas tantas ele me diz:
- Você viu a última Miss Mundo? É uma morena que foi Miss Gibraltar, muito gata.
- Não vi. Que diferente, ganhar uma mulher de um lugar tão pequeno...
(Gibraltar é um território britânico situado na costa da Espanha, paragem conhecida como "Rochedo", por sua geografia peculiar.
- O interessante é que você precisa ver as mulheres que concorreram com ela para Miss Gibraltar. Horríveis. Se você as visse na rua passaria reto.
Fiz o tira-teima. Achei as fotos delas num site (a vencedora é a do meio).

Achei a vencedora, Kaiane Aldorino, bonita mesmo. Uma delas era horrível (a de branco), e as outras tem sua graça, meu amigo havia sido um tanto injusto. Mas para um concurso de Miss elas estavam um pouco aquém mesmo.
Para não ser enganado pela única foto da moça menos dotada de beleza, procurei outra foto daquela ovelha negra em concurso de miss. Não tinha jeito, era feia mesmo. Seu nome é Kaylee Edwards.



Fiquei encucado. Tá certo que Gibraltar deve ser um ovo de tão pequeno, e as britânicas, com honrosas exceções, não primam pela beleza. Mas aquela concorrente era terrível. Ela só pode ser mulher do governador de Gibraltar. Ou prima do organizador do concurso, vai saber. Só não deixaram ela ganhar porque aí seria esculhambação.
Mas e se ela tivesse ganho o Miss Gibraltar? Ela teria concorrido ao Miss Mundo. Poderia até ter ganho o prêmio de mulher mais bela do planeta. E se o critério de desempate fosse o talento, e a moça cantasse igual à Susan Boyle (para falar de outra feinha com dotes artísticos)?
Acho que o tédio de Gibraltar e a pequenez do seu território leva seu povo a querer mais do que tem e sonhar alto.
Uma das histórias da integração da União Européia tem a ver com uma cidadã justamente de Gibraltar, Denise Mathews, que foi impedida de votar numa eleição para o Parlamento Europeu (A Grã-Bretanha excluia os cidadãos de seus terrritórios das eleições). Ela levou o caso à Corte Européia de Direitos Humanos e ganhou. Os cidadãos de Gibraltar, graças à Sra. Mathews, são plenamente europeus. Eles queriam a Europa e conseguiram.
Depois de Mathews, o mundo seria o limite para Gibraltar. Estava na hora daquela gente pálida mostrar seu valor.
Quem sabe Kaylee Edwards só queria quebrar o estereótipo de que as britânicas são feias? Quem sabe uma moça de Gibraltar poderia ser Miss Mundo. Poderia, mas não foi ela, foi outra, Kaiane Aldorino.
Kaylee sonhou com o mundo. Não deu para ela.

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Grande Luiz!
estava fuçando pelo yahoo grupos da APMSP e vi o historico de mensagens, e me chamou a atenção que em setembro ou outubro de 2006 havia uma unica msg postada, a sua, divulgando o blog. Cliquei e estava zapeando pelos seus posts, e aleatoriamente cliquei neste mês, e para minha surpresa dou de cara com a lembrança de nossa conversa sobre a Miss Gibraltar! ahah
e faço a minha defesa: claro que nao passaria reto por todas, devo ter exagerado mas quis dizer isso mesmo.. pra quem ta acostumado com miss brasil, as quatro estavam devendo mto... abraço!!

12/1/11 01:00  
Blogger Luiz Augusto said...

Valeu Boy, grande admirador das mulheres de Gibraltar...

26/2/11 18:09  

Postar um comentário

<< Home